Meio Ambiente

Meio Ambiente

Como uma empresa de logística e operação portuária e aeroportuária, consideramos as emissões de gases de efeito estufa, provenientes em sua maior parte da queima de diesel, nosso maior impacto ambiental, sendo este o nosso principal foco de atuação.    

Contudo, nossos esforços em gerir e melhorar continuamente nosso desempenho na gestão de água, resíduos sólidos, energia, entre outros estão presentes no dia-a-dia do Grupo Libra.

Mais detalhes sobre a forma de gestão e principais indicadores podem ser acompanhados em nosso Relatório Anual e de Sustentabilidade.
  •  

Mudanças do Clima

  • Desde 2010, O Grupo Libra investe no monitoramento, gestão e aplicação de novas tecnologias e soluções para reduzir suas emissões, estabelecendo ainda compromissos públicos e voluntários.

    Como resultado do trabalho proativo, o Grupo Libra, de 2010 a 2014, reduziu em 37% suas emissões diretas e absolutas. Somente em 2014, a companhia reduziu 12% das emissões.  

     

Iniciativas e inovação tecnológica para redução de emissões:

  • Libra Terminais RioEm 2014 o Grupo Libra investiu na compra de 12 RTG´s* eletrificados, destinados à Libra Terminais Rio, a fim de substituir equipamentos até então operados a diesel, um investimento de aproximadamente R$ 76 milhões. A decisão pela compra dos RTG eletrificados levou em consideração a viabilidade econômica projeto, mas também avaliou fatores ambientais e sociais, visto que equipamentos movidos à eletricidade emitem menos GEE e reduzem o ruído causado pela operação.Como resultado, a partir do início da operação no primeiro semestre de 2015, os RTG´s elétricos passaram a evitar emissões de gases de efeito estufa na ordem de 85%, um ganho ambiental muito grande não só para o Grupo Libra, mas para toda a sociedade. RTG´s: (Rubber Tyred Gantry) equipamentos de grande porte sobre pneus para movimentação de contêineres.

    Libra Logística Campinas: A unidade efetuou a troca de seu gás refrigerante por outro com menor impacto ambiental, reduzindo as emissões de GEE´s em suas câmaras de refrigeração. Adicionalmente, a unidade foi ampliada contando com técnicas de construção sustentável, que utiliza, por exemplo, telhas prismáticas que possibilitam uma economia de 30% na energia elétrica; isolamento térmico da cobertura, que inibe a entrada do calor no armazém e; reaproveitamento da água da chuva, que alimenta duas cisternas e abastece os banheiros. Estas são ações que se refletem direta ou indiretamente na mitigação dos efeitos da mudança do clima.

    Companhia de Navegação da Amazônia (CNA): A utilização de filtros ionizadores e aditivo de combustível em oito empurradores resultou na redução de cerca de 50% das emissões de gases no transporte de derivados de petróleo em 2014. O projeto, que foi ganhador do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) é acompanhado pela equipe da Universidade Federal do Amazonas. 

     
  •  

    Gestão de derramamentos

    Nas operações do Grupo Libra, acidentes relacionados a rompimentos de mangueira, tombamento de tambores e outros incidentes podem ocasionar eventuais derramamentos.

    Com foco em evitar os derramamentos, as unidades operacionais realizam manutenções periódicas nos equipamentos e intensificam o treinamento de colaboradores e terceiros. 

    Desse modo, a empresa atua de forma preventiva, assim como mantém o Procedimento Corporativo de Comunicação, Investigação e Análise de Incidentes, o qual estabelece formas de gestão para todas as ocorrências consideradas significativas (acima de 50 litros), de forma a monitorá-las e evitar que se repitam.


    É importante ressaltar que em 2014, 100% dos casos foram contidos antes de chegar ao meio ambiente. 

     

Capacitação em sustentabilidade

A excelência na Gestão de Pessoas é um dos três pilares do Sistema Libra de Gestão e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional oferecida a todos os seus colaboradores é um compromisso assumido na Visão para a Sustentabilidade.  

Destaca-se aqui a capacitação em sustentabilidade, que tem como objetivo inserir e disseminar a cultura sustentabilidade por todos os níveis dos negócios, desde a tomada de decisões até as rotinas operacionais, assim como estimular o colaborador e sua família à mudança de atitude pessoal.