Grupo Libra - Quem Somos - Histórico

Histórico

Uma história de sucesso e conquistas

 

 

 

No ano de 1968 a história de desenvolvimento do Brasil começava a ganhar novos capítulos. Era uma época conturbada e cercada por incertezas políticas. Para muitos, o contexto é de cautela. Para outros, é o momento de encarar os desafios e apostar naquilo em que acredita. Assim nascia a Linhas Brasileiras de Navegação S.A., oferecendo uma nova via de escoamento da produção brasileira para países da América do Norte, do Sul e da Europa. Foi a primeira de muitas conquistas que viriam a acontecer.

A turbulência no Brasil diminuiu, a economia passou a crescer novamente e a abertura dos mercados inaugurou uma nova era para o país. A Libra foi fundamental para o progresso brasileiro quando em 1995 passou a operar o Terminal 37 do porto de Santos. Nascia a Libra Terminais: pioneira na operação de terminais de contêineres. E esse terminal era só o começo, pois três anos mais tarde o grupo iniciou sua operação no Rio de Janeiro, além de conquistar a concessão do armazém 36 e dos terminais 34 e 35 em Santos.

A contribuição para o progresso do país não parava por aí. Novas frentes de negócios se abriram para o grupo quando a Libra Logística começou sua operação em 2000. A partir dali, nossos clientes passaram a contar com soluções integradas para operações de armazenagem, movimentação, transporte e carregamento de contêineres em 5 unidades: Campinas, Cubatão, Valongo e a Intermodal. Era a conquista da terra, ampliada através das malhas rodoviária e ferroviária.

Sabendo de sua responsabilidade como um dos maiores operadores de instalações de logística portuária e de interior do país, o grupo investiu cerca de R$ 1 bilhão de reais desde 1995. O próximo passo foi a conquista dos ares: com a aquisição de 60% das ações do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, o grupo entra no segmento portuário. A Libra Aeroportos permite uma integração ainda maior com os outros negócios da companhia e oferece aos clientes uma malha intermodal completa.

O grupo ainda tem outra frente de negócios: a Libra Participações. Através dela, operamos e controlamos diferentes empresas: a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), maior empresa de transporte de granel líquido da Amazônia; Olivares de Quepu (Chile), a primeira empresa chilena de produção de azeite de oliva monovarietal; Companhia Providência, líder na produção de não-tecidos no Brasil e a nova incursão do grupo com a Libra Imobiliária.

Para encarar os novos desafios do setor, contamos com tecnologia de ponta, instalações integradas e um grande entusiasmo por nosso trabalho. Porque sabemos que os avanços positivos de nossas unidades geram investimentos em infraestrutura estratégicos para o desenvolvimento do país.